Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

TRANCOSO - A CURVA DO COSTA LIMA - lenda nº 69

Texto e ilustração de Santos Costa

Toda a gente sabia, em Trancoso, que Francisco da Costa Lima ou muito simplesmente Comentador Costa Lima, foi uma das mais cativantes figuras da história de Trancoso. Granjeou fortuna em África e desses cabedais adquiriu um veículo automóvel, o primeiro visto no concelho. Foi buscá-lo a Lisboa, fazendo-se acompanhar por dois amigos, naquele ano de 1903.
Tratava-se de um "Darracq", possivelmente um modelo do ano anterior, que acabou por transformar a viagem do seu proprietário e dos acompanhantes numa odisseia até chagarem a Trancoso. Assim foi que, perto da vila de Tábua, virou-se o carrinho, tendo os seus ocupantes ficado por baixo do veículo.
Vamos ao incidente que se toma por lenda.
Seguia certo dia o comendador Costa Lima sobre a sua viatura, erecto e satisfeito como rei babilónico quando, chegado a uma curva que ficou com o seu nome, sem mais aquelas o carro deu em estacar subitamente. Dali não saía, nem para trás nem para diante. Varrendo do espírito que o carro tivesse conserto, Costa Lima saltou dele para fora. O carro mantinha o motor a trabalhar, mas onde parou é como se teimasse como jumento.
Temperamental como era, Costa Lima não achou graça à brincadeira, tanto mais que no aperto de Tábua saiu de lá com uma escoriação no olho direito. Vai daí, puxou da pistola e ferrou um balázio na carroçaria do automóvel. Mais não faria se se tratasse de um cavalo moribundo, com a diferença de que aquele tiro não era de misericórdia, mas de raiva.
Mal recebido o projéctil, o "Darracq" deu um solavanco e pôs-se a andar, desenfadado como um touro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.