Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de agosto de 2019

CARTAXO - A COBRA DA FONTE - lenda nº 63

Texto e ilustração de Santos Costa

Corre pela tradição o dito:
"No Bicho Feio existe um tesouro. E quem o encontrar morrerá sem dele desfrutar".
Na origem do dito parece estar a lenda da moura encantada que aparecia, por vezes e quando lhe dava na gana, na fonte do Bicho Feio.
Em certa ocasião, houve um caçador que andava à caça, que teve o privilégio de se deparar com ela. A moura era bonita e o caçador também não era feio, pelo que simpatizaram um com o outro, trocando promessas e juramentos de amor. Tão súbito se conheceram, tão súbito se apaixonaram, a tal ponto que o caçador se lembrou de que tinha de ir a casa para tratar de um assunto que devia ser inadiável. Prometeu voltar logo que resolvesse essa questão, e não tardaria a fazê-lo, porque era expedito nos afazeres como o era na pontaria com a sua espingarda.
A moura ficou-se na fonte à espera do seu amado, ciente de que este, de tão enamorado que estava, era capaz de despachar o assunto e, como o ditado diz, "ir num pé e vir no outro".
O tempo foi passando e nada de aparecer o caçador. O que lhe teria acontecido, se realmente ele se arrependeu das promessas e juras, não chegou a jovem moura a saber. O certo é que não mais o viu.
De tanto esperar junto àquela fonte de mergulho, com o desgosto a moura transformou-se em cobra e, em algumas noites, fazendo ondular as águas da fonte, faz ouvir o seu canto lamentoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.