Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de agosto de 2019

ALMEIRIM - A SOPA DE PEDRA - lenda nº 45

Texto e ilustração de Santos Costa

No peditório por terras de Almeirim, um frade foi bater ao ferrolho de um lavrador. Estava o lavrador e a mulher em casa e, sem possibilidades de oferecer o que quer que fosse, o homem disse ao frade:
- Nada temos para vos dar, bom frade.
Sem se mostrar incomodado, disse o frade:
- Bem, eu apenas queria fazer uma sopa de pedra, pois ando sem provar um migalho há várias horas.
Dito aquilo, pegou numa pedra que apanhou do chão, depois de a escolher entre muitas outras .
- Esta serve - disse o frade.
- Isso serve para fazer uma sopa?! - interrogou a mulher.
- Uma sopa de qualidade, se me deixarem entrar e me emprestarem uma panela.
Satisfizeram-lhe os pedidos e ele encheu a panela com água, colocando-a ao lume de lenha.
- Se me arranjarem um pedacinho de unto, ficava uma delícia - pediu o frade.
Trouxeram-lhe o unto. E ele:
- Ora, já agora umas pitadinhas de sal e um cibo de chouriço para a pedra ganhar paladar.
Pediu ainda uma cebolinha, um dente de alho e uma batata.
- Sairá daí coisa que se coma? - perguntou o dono da casa.
- Não vai ter dentes para rilhar a pedra - disse a mulher.
Quando achou a sopa pronta, o frade pediu licença e sentou-se à mesa para aviar o conteúdo da panela. O lavrador e a mulher viram-no comer com gosto, mas repararam que ele não tocou na pedra.
- E a pedra, senhor frade?
- Muito lhe agradeço a lembrança. Vou levá-la comigo para servir da próxima vez.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.