Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO - S. MARCOS DA SERRA - lenda nº 101

Texto e desenho de Santos Costa

O topónimo da freguesia de Penha de Águia é, ele próprio, uma lenda, pois se diz que, vista ao longe, faz lembrar uma águia. O topónimo da Serra de S. Marcos é outra lenda.

Havia em tempos, escondido nas brenhas da serra, um homem chamado Marcos que assaltava os viajantes. Costumava colocar uma corda esticada de um lado ao outro do carreiro, a que atava um chocalho para o avisar caso alguém tropeçasse naquele alerta; logo ele saltava a desferir um golpe capaz de atordoar o viajante, com a finalidade de o aliviar de todos os bens transportados.

A mulher condenava esses atos e, certo dia, ela foi encontrá-lo abatido, arrependido de tanta maldade, a confessar finalmente as suas culpas. Parecia estar disposto a arrepiar caminho pela senda do bem.

- Podes arrepender-te do que fizeste, Marcos - disse ela.

Ele acenou com a cabeça, banhado em lágrimas, olhou para o céu e fechou os olhos. Estava morto.

Perante o cadáver do marido, que se esfriava, a mulher deitou o corpo num espesso manto de folhas e cobriu-o com outras tantas folhas de carvalho, árvore abundante no local. Assim esteve o corpo durante sete anos.

Aconteceu durante esse período que não choveu uma pinga de água na povoação de Penha de Águia. Apenas se ouvia uma voz que dizia:

- Quem quer água na terra, vá buscar Marcos à serra.

Tanto ouviram a voz que alguns do povo decidiram ir verificar a razão daquele dito. E não tinham andado muito na serra, às voltas, quando começou a chover copiosamente. E encontraram o corpo por baixo da folhagem. O corpo estava incorrupto. Pegaram nele, trouxeram-no para Penha de Águia e sepultaram-no na igreja.

    A partir daí a serra passou a chamar-se Serra de S. Marcos, este da lenda ou S. Marcos evangelista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.