Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

SABUGAL - O BEIJO ETERNO - lenda nº 85

 

Texto e desenho de Santos Costa

É entre as gentes de Sortelha que se encontra uma lenda que remonta ao período da reconquista cristã.

Consta que uma hoste de mouros cercou a fortaleza de Sortelha. No castelo encontravam-se o alcaide, que resistia com os seus homens de armas, a mulher do alcaide que diziam ser bruxa e uma filha, donzela formosa, que não queria saber nada de guerras.

Ora, como o cerco durava há muito tempo, a filha do alcaide tinha por costume passear no chamado caminho da ronda, de onde podia distinguir os inimigos mouros.

Certo dia, despertou-lhe a atenção o cavaleiro que se destacara do acampamento. Era o jovem chefe das tropas mouras. Se ela o viu, ele também a viu a ela. A beleza da jovem cristã deixou o chefe mouro rendido na sua contemplação.Com o auxílio de um dos seus mais fortes e habilidosos guerreiros, o comandante das tropas árabes passou a arremessar para dentro das muralhas, dentro de um saco, mensagens e presentes para a jovem que passou a amar à distância. Por sua vez, sem que alguém dos seus se apercebesse, a jovem lia as mensagens e recebia os presentes, abrindo o saco no seu quarto. Em seguida, à noite, devolvia as mensagens de amor para o amado.

Assim se passaram os dias até que, numa determinada altura, o chefe mouro combinou soltar um prisioneiro cristão para que, em paga, ele voltasse ao castelo e abrisse as portas para a filha do alcaide sair ao seu encontro.

O soldado assim fez e ela saiu do castelo.

No entanto, a mãe da jovem, que já andava a vigiar o namoro da filha, apercebeu-se que alguma coisa se passava nessa noite e levantou-se. Confirmou as suas suspeitas, pois viu os dois amantes, junto às muralhas, a beijarem-se. Logo ela lhes lançou do alto a maldição:

- Eu vos transformo em pedra!

E assim ficaram para sempre, transformados em pedra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.