Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

AGUIAR DA BEIRA - AS BAIONETAS DO PICOTO - lenda nº 62

 

Texto e desenho de Santos Costa

Uma ala do exército francês, que invadira Portugal correndo em direção a Viseu sob o comando de um oficial de Massena, passou por Gradiz e subiu a Monções, chegando os soldados, verdadeiramente esfalfados, a esta povoação.

Ora, essa subida é puxada e, apesar da belíssima paisagem abundante e luxuriosa, para quem não vai propriamente para a contemplar, é obra. Para aqueles chanfrados que a subiam com mochila, farda, arma, munições e outros apetrechos bélicos, sobrava-lhes o trabalho de pernas.

Ninguém os recebeu em Monções. O povinho tinha recebido intimação para abandonar a aldeia e não deixar para trás migalha que tapasse a cova de um dente dos franceses. Arrombaram a porta da capela e, achando a imagem de Santo António, propuseram levá-la com eles, pois era a única coisa de valor que encontravam naquela desolação. O soldado que retirou a imagem estava a escondê-la, mas o oficial, que era cobiçoso, deu-lhe uma ordem:

- O santo é meu, soldado. Como não há saque nesta aldeia, esse é o único bem que levo daqui.

Ao retomarem a marcha, despertou-lhes a atenção umas cintilações que ofereciam as lajes escorregadias da serra, porque tinha chovido na véspera e os calhaus refletiam os múltiplos regos de água como se fossem espelhos.

Conta a lenda que, amedrontados, julgando-se tratar do exército anglo-luso, largaram a imagem do santo e deitaram a correr pela serra da Lapa como se fossem perseguidos pelo próprio Demo.

O que subsiste da lenda é a confusão dos militares: tomaram as cintilações pelo luzir frio do gume das baionetas e não esperaram pela confirmação, dando às pernas na fuga como se elas não tivessem na conta algumas léguas de subida.

Diz o povo que nesse sítio estão sete fontes que brotam, cada uma, sete fios de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.