Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

AGUIAR DA BEIRA - "TRUCA" E TORNA A "TRUCAR" - lenda nº 93


 Texto e desenho de Santos Costa

 No sítio de S. Pedro, entre as freguesias de Pena Verde e Forninhos, há vestígios de um castelo que o povo presume ter sido construído pelos mouros.

Conta a lenda que alguns mouros se encontravam a jogar o truque (uma espécie de jogo de cartas) em que, como em qualquer jogo desta natureza, se farta de fazer batota. Entre os que estavam na jogatina, estava o rei mouro e seu filho.

Ora, a páginas tantas, o filho do rei levantou-se da mesa e acercou-se das muralhas do castelo e viu algumas dezenas de arbustos caminharem como se tivessem pés.

Correu para junto do pai e alertou:

- Meu pai, os matos andam!

O pai, empenhado que estava na vaza, que lhe correria de feição, abominou a interrupção e vociferou:

 - Truca e torna a trucar!

E voltou a dedicar atenção ao jogo, enquanto o filho retornava às muralhas para confirmar aquela perplexidade. Como o número de arbustos andantes, em vez de minguar recrudescesse, o rapaz voltou para junto do rei.

- Meu pai, os matos andam!

O pai, fartinho daqueles alarmes que lhe estragavam as vazas do jogo, respondeu:

- Larga daqui! Como é que os matos andam? - E voltando-se para os parceiros do jogo, ordenou: - Truca, retruca e torna a retrucar, se os matos andam, deixá-los andar.

O jogo continuou mais animado ainda.

Entrementes seguia a dança das folhagens até chegar às muralhas. Não encontrando resistência, os cristãos tinham-se aproximado e, chegados onde queriam, desfizeram-se da camuflagem e vá de pegar em armas. Entraram na fortaleza desprevenida e desbarataram a guarnição.

    O rei, apercebendo-se do ataque, escondeu-se debaixo de um banco, onde o encontraram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.