Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

SANTARÉM - A CONQUISTA - lenda nº 25

Texto e ilustração de Santos Costa

Quando D. Afonso Henriques decidiu tomar Santarém aos mouros, incumbiu dessa tarefa um cavaleiro da sua confiança, de seu nome Mem Ramires. A estratégia inicial era esse cavaleiro entrar disfarçado na fortaleza e espiar todos os pontos fracos para serem tidos em conta num ataque.
Mem Ramires disfarçou-se de bufarinheiro trajado como um vulgar árabe e entrou na fortaleza, andando por toda a cidade, vendo e ouvindo o que interessava para se realizar uma investida com êxito.
Depois de cumprida a tarefa, deitou a Coimbra, onde se encontrava D. Afonso e colocou-o a par do que viu, dando o seu parecer.
Assim, numa manhã de Março de 1147, um pequeno número de guerreiros pôs-se em marcha para cumprir audacioso e secreto plano. Montaram o arraial no alto de Pernes, onde esperaram que caísse a noite.
Em silêncio, os guerreiros cristãos iniciaram a investida, jurando Mem Ramires, que a integrava, que seria ele o primeiro a entrar em Santarém.
Lançaram uma corda com um gancho, que se prendeu num dos merlões das muralhas e por aí subiram vinte e cinco cavaleiros, tudo com esforço e a pulso. Mem Ramires, como tinha prometido, foi o primeiro a alcançar o objectivo, fazendo arvorar nas ameias o estandarte cristão.
Houve renhida luta nas ameias e nos passeios da ronda, mas os cristãos levaram a melhor sobre os defensores mouros. Quando raiou a manhã do dia 14 de Março de 1147, o castelo estava tomado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.