Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

CASTELO DE VIDE - O RAPTO DE GUIOMAR - lenda nº 59

Texto e ilustração de Santos Costa

Guiomar Nunes era filha de Rui Nunes das Astúrias. Era uma jovem muito obediente a seu pai e, opor ordem dele, mas contra a sua própria vontade, foi obrigada a casar com um fidalgo já velho. De tão velho que era, esse fidalgo não tardou a falecer, deixando a jovem Guiomar no estado de viúva.
Quem não queria ver a sua filha viúva era Rui Nunes, de tal sorte que chegou a dizer a Guiomar:
- Já tenho outro pretendente para vós, minha filha.
Acontecia, porém, que Guiomar já se encontrava apaixonada por Martim Gil, o cavaleiro que tinha a mesma idade da dela. Mal chegou a novidade aos ouvidos do pai, tratou logo de pressionar a filha:
- Proíbo-vos que vos encontreis com Martim Gil.
E ela, de cabeça baixa, mais uma vez obedeceu, mesmo sabendo que o pretendente que o pai pretendia tinha idade para ser seu pai:
- Assim farei, senhor meu pai, a vosso rogo.
Porém, D. Martim Gil não fizera semelhante jura; antes, jurara a si próprio que Guiomar Nunes teria de ser sua, custasse o que custasse. No entanto, uma dificuldade se deparava ao valente cavaleiro: como é que tiraria Guiomar do castelo de seu pai? Só tinha uma hipótese, que era raptar a rapariga e levá-la para as suas terras de Vide, que lhe tinham sido doadas por D. Afonso II.
Se bem o pensou, assim o fez, escalando o castelo de Rui Nunes sem ninguém dar por isso, carregar Guiomar às costas e descer pelas mesmas cordas com que tinha subido até atingir o chão, onde o esperava um possante cavalo.
Quando soube que a filha tinha sido raptada por D. Martim e que ambos se encontravam em terras de Vide, no castelo aí construído e região de muito e bom vinho, ele perdoou ao genro e aceitou o casamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.