Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

CELORICO DA BEIRA - A MOURA DA RAPA (74)

Na Rapa, um homem de nome Miguel, sonhou que uma moura estava encantada no sítio do Alambique. Foi com alguma esperança que o sonho lhe trouxe a possibilidade de se tornar rico e de dar uma grande reviravolta na vida. Por isso, nessa mesma manhã foi até ao tal sítio do Alambique sem dizer nada a ninguém. E efectivamente encontrou uma moura sentada e repimpada, que tinha ao seu lado muita riqueza em ouro.
Não ficou ele inebriado pela sorte que lhe batera à porta através do sono. Para seu espanto e alguma dose de receio, a mulher, apesar de muito bonita, tinha o corpo de uma cobra da cintura para baixo. A agravar esse aspecto, de vez em quando soltava ela da boca uma língua bífida, igualzinha à das serpentes.
O Miguel ficou paralisado e a pensar no que devia decidir.
Esteve vai não vai para dar meia volta e sumir daquele sítio, mas a tentação da riqueza que lhe aparecia em sonho foi muito mais forte.
Aquela espécie de mulher tentou-o assim com voz amorável:
“Vem até mim, bom homem”, convidou a moura com um largo sorriso. “Podes crer que é para o teu bem.”
“Não és mulher nem és cobra, tenho receio de me chegar e ser mordido com algum veneno, ora essa!”
“Tolice a tua. Já viste ou ouviste alguma serpente falar? E já encontraste alguma com uma cabeça como a minha, com este rosto bonito como não há na Rapa? E ainda há pelas gentes desta terra que tenha tantas riquezas como estas?”
“Nada não”.
“Pois fica sabendo que eu só me apresento assim por estar encantada da cintura para baixo e não da cintura para cima. Sabes o que isso quer dizer?”
Ele meditou, encolheu a beiça e condescendeu:
“Quer dizer que és mulher e que te encantaram da cinta para baixo.”
“Nem mais”.
Ele ficou mais calmo e decidido a não fugir dela. A voz da mulher era doce e agradável. Para mais, ela estava adornada com louçanias e copiosa profusão de jóias na metade que correspondia ao tronco de mulher.
“Se ele é isso, vou aceitar chegar-me um pouco mais, pois tenho tanto medo das cobras, que me pelo!”
A moura recebeu-o com agrado e colocou à sua disposição todas as riquezas que ele via, expostas como se estivesse em tenda de feira franca, especialmente um valioso galo de ouro de tamanho natural.
“Miguel” continuou ela, como se já o conhecesse há muito, “esta riqueza é toda tua, mas tens de me deixar fazer uma coisa…”
“Pois sim, não seja por isso. O que queres de mim?”
“Deixa-me beijar-te e meter a língua na tua boca”.
Ele não achou graça à proposta e recuou, enojado:
“Ui! Isso é que não!”
Ela soltou a língua bifurcada e insistiu:
“Não te farei mal, pois quero ser desencantada; e tu, no fim de aceitares o que te proponho, ficarás rico, muito rico!”
A língua dela bailava como se fosse uma serpentina.
“Nessa é que eu não me fio.”
Ela insistia, ele negava.
Estavam eles naquela como se a moura quisesse, contra o gosto do homem, uma nova razão do pecado original.
Deitou-se ao galo de ouro, arrancou-lhe a crista e fugiu, deixando a mulher e cobra a gritar como ele, sabia o que tinha a fazer após a própria recusa.
Vendo que ela queria ser desencantada daquela maneira, deitou-se ao galo de ouro, arrancou-lhe a crista e fugiu, deixando a mulher e cobra a gritar:
“Miguel, meu ingrato, que dobraste o meu encanto!”
O homenzinho nem sequer ouviu as últimas palavras. Levava uma vaga amostra do conjunto das riquezas, no entanto suficiente, na opinião dele, para se governar bem governado.
Do mesmo que teve artes para ludibriar a moura encantada, assim o Miguel tratou de passar a patacos aquela crista de ouro. Mas não ficou indeciso sobre o dilema do que podia render ou não aquela crista de ouro. Nem decerto fazia ideia quanto lhe podia render, podendo ser o suficiente para compor a vidinha, não fosse ele enganar-se e negociar com um ourives matreiro.
“Não vou trocar o ouro em Celorico, onde já me conhecem e julgarão que o roubei, o que nem é mentira nenhuma”, pensou ele, já penetrado pela cobiça. “Talvez a vá vender a Trancoso, à feira ou a um dos mercados, que há por lá muitos”.
Tanta prontidão na troca podia ser fatal. Em Trancoso, onde já tinha estado, podiam reconhecê-lo e estranhar tão boa peça nas mãos de um zé-ninguém, ou ainda estar sujeito a outros juízos que chegassem aos ouvidos das autoridades. E, sendo assim, o que lhes iria dizer? Que tinha recebido o ouro, de mão-beijada, de uma mulher que da cintura para baixo tinha o corpo de serpente?
Mais longe iria fazer o negócio. Talvez em Vi-seu, mas era muitas léguas mais longe que a Guarda, onde ainda não tinha ido alguma vez na vida.
Por fim, tomou a decisão. Ia até à capital do seu distrito.
O Miguel tratou de ir vender a crista do galo à cidade da Guarda e aí deram-lhe bom dinheiro por ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.