Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

NAZARÉ - O MILAGRE - lenda nº 33


Texto e Ilustração de Santos Costa

Por feitos de bravura, D. Afonso Henriques deu a D. Fuas Roupinho a alcaidaria de Porto de Mós. D. Fuas tinha sido um dos valentes cavaleiros que combateram e levaram de vencida os mouros.
Conta-se que depois de muitas batalhas, D. Fuas foi para Porto de Mós repousar e praticar a caça, que ao tempo se realizava por ali como montaria aos veados.
Estava-se em 14 de Setembro de 1182. O alcaide seguia com outros companheiros, todos apetrechados com lanças, arcos e flechas, embrenhando-se nas densas matas em busca de veados, javalis ou até lebres. A visibilidade era escassa, uma vez que um nevoeiro espesso se espalhava pelo litoral. Isso fez com que D. Fuas Roupinho se perdesse dos companheiros e se visse isolado nessa missão venatória.
De repente, por entre o nevoeiro, D. Fuas descortinou as hastes de um veado, um enorme exemplar que parecia desafiá-lo, aguardando-o calmamente. O animal deixou que o caçador se aproximasse e só depois se lançou em louca corrida em direcção a um penhasco rochoso, mal distinto na pouca visibilidade permitida pelo nevoeiro. D. Fuas, que não queria perder aquela peça, lançou-se também em louca cavalgada na perseguição e não reparou que o penhasco acabava abruptamente num profundo abismo em direcção ao mar.
O veado precipitou-se no vácuo, altura em que D. Fuas Roupinho reparou no perigo e tentou fazer estacar o cavalo. Num instante, invocou Nossa Senhora, que lhe surgiu frente à montada, fazendo-a parar e ficar suspensa no abismo, apenas com as patas traseiras fincadas na beira da falésia.
Ao penhasco se chama O Bico do Milagre e à ermida mandada construir ali se chama Ermida da Memória. Mais tarde, perto da capela, foi erigida a igreja com a imagem de Nossa Senhora da Nazaré, decorrendo esta denominação, do seu lugar de origem, a aldeia de Nazaré na Galileia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.