Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

LAMEGO - A ABADESSA DO CONVENTO - lenda nº 67


Texto e ilustração de Santos Costa

No antigo convento de Alvelos, em tempos situado no concelho de Lamego, havia uma Abadessa que praticava caridade. Em certo dia, uma pobre mulher bateu à porta do convento e suplicou alguma comida para ela e para os filhos pequenos. A Abadessa chamou a irmã ecónoma e mandou-lhe que desse à mulher o que houvesse de mantimentos.
- Nem sequer temos pão para pôr na mesa - informou a ecónoma. - Apenas há uns restos de azeite na talha para se cozerem umas ervas que apanhei fora do convento, a única refeição das irmãs.
 Não se conformou a abadessa e disse:
- Dá então esse azeite à pobre mulher e prepara as ervas para nós.
- Será isso que que quer, irmã abadessa?
- Faz o que digo. A mulher merece bem o azeite, pois não tem nada.
Em vez de cumprir a ordem, a ecónoma despediu a mulher sem lhe dar o azeite. Depois disso, entregou à irmã cozinheira o azeite e as ervas para a refeição de todo o convento.
Mal soube do sucedido, a Abadessa recusou a refeição das ervas e azeite, ordenando que fossem deitados fora, uma vez que considerava como roubo a recusa da entrega do azeite à pobre pedinte.
Deitada fora toda a refeição, foi esta aproveitada pelos cães e gatos, que acabaram por morrer, pois eram ervas envenenadas.
- Se tivéssemos comido aquelas ervas, teríamos morrido todas!
Logo aí se viu intercessão Divina, uma vez que tinham sido poupadas as vidas das freiras.
A ecónoma pediu perdão à abadessa e, quando voltou à talha do azeite para ver se algumas gotas lá tinham ficado, viu que a talha estava cheia até ao cimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.