Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

ALCANENA - AS LÁGRIMAS DO ALVIELA - lenda nº 64


Texto e Ilustração de Santos Costa

A filha do mouro de Alcanena apaixonou-se por um moço pobre. Não se sabe o nome da apaixonada e do rapaz, figurantes deste drama, mas tal não quita ao caso. O que se sabe é que tal namoro não agradou ao pai da rapariga, que chamou a filha diante de si para a admoestar:
- Proíbo-te que vejas de novo esse rapaz. Deverás casar com um príncipe rico, que eu escolherei na altura certa.
Perante as ameaças do pai, a jovem moura fugiu e abrigou-se numas grutas.
O pai, que era rei, contratou os serviços de uma bruxa para saber do paradeiro da filha e a bruxa, depois de pouco tempo, conseguiu saber onde e como se encontrava a filha do rei mouro. Através da mesma bruxa, o rei apresentava os pretendentes à filha, mas esta rejeitava-os a todos. Eles bem a requestavam, mas ela inibia-os de poderem mostrar quanto a paixão por ela os devorava.
Perante tanto desaire seguido, e de modo a fazer parar tantos disparates paternos, a filha do rei disse à bruxa:
- Diz a meu pai que o meu coração tem um dono pobre e mais nenhum outro.
Logo que posto ao corrente desta decisão inabalável, o rei pediu à bruxa que encantasse um pretendente príncipe em forma de boi ou mesmo de vaca e que lho levasse.
Perante a vaca, a que faltava destreza para o romantismo, como é bem entendido, o certo é que a moura não se impressionou e continuou a desejar o rapaz pobre.
Finalmente desiludido e convencido, mas teimoso, o rei decidiu então castigar a filha, deserdando-a dos bens e do trono, acrescentando a este castigo um outro:
- Viverás nessas grutas eternamente.
Assim ela ficou apartada naquele sítio escuso. Dos olhos da moura brotam grossas lágrimas eternas e é dessas lágrimas que se forma o rio Alviela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.