Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

O BEIJO ETERNO (SORTELHA)



Uma águia voa sobre uma das mais belas fortalezas de Portugal: Sortelha. Daquele ponto, nas alturas, a águia domina o horizonte, o castelo e povoado.
Mas só à humana vista se depara um curioso conjunto de duas rochas, que se designam como “beijo eterno”.
É em sortelha que se encontra a explicação para esse nome, numa lenda que remonta ao tempo da reconquista cristã.
Conta-se que, certa noite, uma hoste de mouros cercou a fortaleza de Sortelha, para recuperar aquele sítio estratégico. No castelo, encontravam-se o alcaide, que resistia com os seus homens de armas, a mulher do alcaide, que diziam ser feiticeira, bem como uma filha, donzela formosa, que não queria saber nada de feitiços nem de guerras.
O cerco já durava há muito tempo e a jovem passeava o seu tédio entre muralhas. No seu quarto apenas tinha a companhia de um gato. Para se distrair, ia até à varanda, nas muralhas, pois dali via os sitiantes.
Um dia, despertou-lhe a atenção certo cavaleiro. Era ele o jovem comandante das tropas mouras. Fazia-se notar o jovem guerreiro pelo seu porte nobre, altivo e belo.
“Que lindo homem !”, exclamou ela, seguindo-o com os olhos enquanto ele fazia caracolear o cavalo.
Se ela o viu, ele também a viu a ela. A beleza da jovem cristã deixou o chefe mouro prendido na sua contemplação.
“Que Linda Mulher !”, pensou ele, levantando a cabeça para descortinar o rosto feminino no alto das muralhas.
A partir daquele momento, nem um nem o outro deixaram de pensar em encontrar-se, ainda que fosse uma só vez na vida. O chefe mouro conseguiu que alguns dos seus homens conseguissem fazer subir pelas muralhas, em cestos, as mensagens e oferendas que, às ocultas dos guardas do castelo, fazia chegar às mãos da sua amada. E esta, por sua vez, àquela mesma hora do crepúsculo, lá estava para as receber e, por sua vez, remeter para ele objectos que não o fizessem esquecer de quanto o amava.
Tudo decorreu sem incidentes. O certo, porém, é que os dois amantes não o podiam ser apenas à distância; nem podiam estar eternamente separados pela fronteira que dividia os cristãos cercados e os mouros que os cercavam. Por isso, o chefe mouro prometeu a liberdade a um prisioneiro cristão, dando-lhe uma recheada bolsa com moedas de ouro, com as condições que ele impôs:
“Falarás a sós com a donzela e abrir-lhe-ás a porta.”
O soldado assim fez e ela, aproveitando a escuridão, saiu do castelo.
Mas a mãe da jovem, que andava a vigiar o namoro da filha com o guerreiro, apercebeu-se que alguma coisa se passava nessa noite e levantou-se. Confirmou as suas suspeitas. Os amantes estavam junto às muralhas e beijavam-se.
“Malditos ! Eu vos amaldiçoo e vos transformo em pedra !”
Gritou uma algaraviada de feitiços e os dois, conforme estavam abraçados, lábios com lábios, ficaram petrificados. E assim permaneceram, para sempre. Quem os quiser ver, terá de ir a Sortelha e perguntar pelas rochas do Beijo Eterno.



5 comentários:

  1. Santos Costa
    Esclarece-me, por favor: as ilustrações que aqui se vêem pertencem a algum álbum de BD? Pelo menos aquela primeira ilustração parece tratar-se de uma capa...

    ResponderEliminar
  2. Caro Geraldes Lino

    Não é propriamente uma capa, porque a ideia é posicionar-se, como folha de rosto, no miolo. E, como tal, para um formato de 22x22, ocupa a página.
    Já há muito tempo que tenho tratado de "coleccionar" as lendas portuguesas, desenhando-as e adaptando o texto aos desenhos (ou vice versa), de forma a cada uma das lendas ocupar, no formato acima, 8 páginas - começa numa ímpar, termina numa par; e assim sucessivamente. Tenho "montes" delas.
    No entanto, essas lendas estão desenhadas no normal formato de álbum, tendo eu, paulatinamente, adaptado as vinhetas a este novo formato, desta feita após a digitalização.
    Como se trata das lendas de todo o País, podes imaginar o número de páginas que isto leva, quando e se as acabar na totalidade... Bem, numa grande parte, porque elas são aos milhares.
    Recentemente, tive a proposta de uma editora para publicar doze, as que respeitam às Aldeias Históricas, que estão concluídas. A editora estaria a negociar a obra com a associação que gere aquele projecto, mas a coisa está em banho-maria, sem que me tenham adiantado mais pormenores. Esta vinheta faz parte de Sortelha (concelho do Sabugal), uma das aldeias históricas; os outros desenhos fazem parte das vinhetas da lenda.
    Uma curiosidade: em todas as lendas procuro inserir os ambientes locais e os monumentos, de forma a haver uma percepção mais íntima por parte dos leitores das respectivas regiões e, ao mesmo tempo, colocar na envolvência gráfica os pormenores do património natural e construído.
    Obrigado por estares atento e mereceres uma resposta, pois o teu comentário é o primeiro a este recente blogue. Daí ter adiantado o processo de execução para as Aldeias Históricas, que estava ainda no "segredo dos deuses", embora eu já tenha participado numa entrevista da RTP1 durante a apresentação do projecto.
    Se a editora "roer a corda", é natural que tenha de eu próprio entrar em campo. Mais tarde darei conta dos pormenores...

    Abraço
    Santos Costa

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Santos Costa

    Agradeço o esclarecimento.
    Mas aproveito para te perguntar se não achas que já tinhas bastante com que te entreter a trabalhares no blogue "Bandarra Bandurra", a fazeres a banda desenhada "As Aventuras do Magriço" para ele (que bem deveria avançar mais célere), a pretenderes passar à figuração narrativa o teu romance "Garnisé-Romande"...
    Iniciaste recentemente, em Julho, mais este blogue (e tens ainda um outro, de diferente tema, "Valdujo-Trancoso", onde pouco mexes (pudera...)
    E pensava eu que me dispersava demais...
    Abraço,
    GL

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Geraldes Lino

    Mais uma vez acertaste no retrato que fazes deste salta-pocinhas (que sou eu), uma vez que corresponde ao perfil daquele que, aparentemente, quer fazer tudo e acaba por não concluir coisa alguma.
    Disperso-me mais do que devia, sim. No entanto, não são os blogues - os três que indicaste, incluído este adventício onde agora nos encontramos - aqueles que absorvem a maior parte do tempo. Basta tomar em conta as datas de colocação das peças escritas e/ou ilustradas, para perceber que este rebanho anda um pouco ao abandono. Felizmente, para mim, em vez de lobos que o ataquem, tem tido a visita de amigos (como tu), com palpites, conselhos, dois dedos de prosa e demais preceitos de boa camaradagem bloguística que merece registo.
    Divido, como sabes, o tempo pela escrita e pelo desenho, consoante a pachorra e o vagalhar das ideias, porque o mercado das encomendas é tão escasso que não me impõe as amarras de projectos com finalização e data marcada. Deve-se somar a este pormenor muita inconstância da minha parte - sou um vaga-lume ou pirilampo, com candeia acesa a partir de certa hora da noite (noctívago, naturalmente) período que corresponde ao meu espectro cicadiano preferido. Os desenhos, como é óbvio, pertencem ao período diurno, mas este tem outros objectivos e propostas que condicionam a um limite apertado essa mesma dedicação.
    Com este arrazoado todo, acabo por resumir numa penada o meu sentido de trabalho: canso-me de um projecto, vou para outro; retorno ao primeiro e vou navegando assim numa sequência descoordenada (mas não caótica), conseguindo sempre finalizar tudo aquilo que me dá prazer fazer, nem sempre dentro do tempo que convinha executar.
    Abraço
    Santos Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volto para um reparo de pormenor: onde escrevi cicadiano queria escrever circadiano.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.